VEJAM

CURSO PROFISSIONALIZANTES

A Tecnologia Java

Nenhum comentário

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, Java não é apenas uma linguagem de programação, é uma tecnologia. O Java foi desenvolvido pela empresa Sun Microsystems em 1990 e a partir de 1995 estourou no mercado permanecendo até hoje entre as tecnologias mais modernas e mais utilizadas.

A característica que a torna tão famosa entre as linguagens é ser uma tecnologia independente de plataforma. Isto significa que um programa escrito em Java pode ser executado em qualquer computador
disponível no mercado, independente do fabricante ou do sistema operacional instalado. O que não ocorre com as outras tecnologias que precisam ter uma versão nova para cada sistema operacional novo.

Java é uma linguagem de programação de alto nível orientada a objetos, ou seja, é uma linguagem que
tenta se aproximar da linguagem humana usando os recursos mais modernos e poderosos da atualidade. E antes de tudo é uma linguagem simples, independente de arquitetura, robusta, segura, extensível e bem estruturada.

Além disso, a tecnologia Java disponibiliza milhares de bibliotecas para desenvolvimento de sistemas, tornando seus programas muito mais simples de codificar, e ao mesmo tempo muito mais poderosos.

Java é uma tecnologia muito extensa e chega a abranger diversos ramos da tecnologia tornado impossível para uma única pessoa, conhece-la por completo. Entre os três grandes ramos que a tecnologia abrange, temos:

Java to Standard Edition (J2SE): Tecnologia voltada para computadores pessoais, notebooks ou outras arquiteturas com maior capacidade de processamento e memória.
Java 2 Mobile Edition (J2ME): Utilizada para dispositivos móveis com menor capacidade de processamento, memória e armazenamento como: celulares, palm tops, pocket pcs, smartphones, javacards e outros.
Java 2 Enterprise Edition (J2EE): Ideal para aplicações corporativas, sistemas web, servidores de aplicações.


Grandes empresas de tecnologia apostam no Java para seus negócios. Suas participações não ficam restritas apenas a utilização da tecnologia Java. Elas oferecem seu apoio, participação e patrocínio. Entre as muitas empresas temos: Oracle, Sun Microsystems, IBM, Nokia Corporation, Hewlett-Packard, Borland Software Corporation, Apache Software Foundation, SAP AG, SavaJe Tenologies, Apple Computer Inc, Cisco Systems, Fujitsu Limited, Macromedia Inc, Rational Software, Unisys, America Online, Hitachi LTDA, Mitsubishi Eletric Corp, NEC, Sony Internacional, Sharp, Ericsson Inc, Matsushita Eletric, Motorola, Samsung Eletronics, Siemens AG, Symbian, Novell, PalmSource Inc, BEA Systems, Object People e muitas outras.

COMO FUNCIONA?

Quando um programa Java é compilado, é gerado um código intermediário chamado de bytecode. Este bytecode é um código independente de plataforma e necessita da máquina virtual para interpretá-lo e executar em um sistema operacional. Este é o segredo do Java para sua independência de plataforma.

Entre outras funções, a máquina virtual java também é responsável por carregar de forma segura todas as classes do programa, verificar se os bytecodes aderem a especificação JVM e se eles não violam a integridade e a segurança do sistema.

Com os códigos compilados independentes da plataforma e o programa rodando em uma máquina virtual, tornou-se possível a utilização do Java na Internet. Neste caso, o navegador traz o código em bitecode do servidor e o executa em sua própria máquina virtual, independente de qual computador se esteja utilizando para acessar a internet. Isto tornou as páginas dinâmicas e com interfaces muito mais ricas, fazendo com que o Java fique ainda mais popular.

BENEFÍCIOS

A tecnologia Java traz muitos benefícios por não se prender a nenhuma arquitetura e a nenhuma empresa, o que permite que possa ser combinada com diversas outras tecnologias utilizadas e não fique presa a uma única plataforma, como ficam as outras linguagens.

O Java é considerado uma linguagem rápida e robusta, sendo utilizada em diversos sistemas críticos em todas as áreas do mercado. Até mesmo na sonda Spirit enviada a Marte pela Nasa.

Possui uma enorme quantidade de bibliotecas para agilizar e incrementar o desenvolvimento de sistemas de uma forma simples e organizada. Estas bibliotecas são na maioria disponibilizadas em código aberto, prontas para serem utilizadas em projetos ou customizadas para aplicações específicas.

A comunidade Java é enorme e todo o seu conhecimento está disponível na internet em forums, grupos, guias e cursos, além de ter uma documentação completa disponibilizada pela Sun Microsystems, tornando muito fácil seu aprendizado.

A máquina virtual Java possui diversas ferramentas internas que abstraem muitos dos códigos que tinham de ser colocados nos programas, tornando os sistemas muito mais robustos e administrando de uma forma mais eficiente a memória do computador, além de torná-lo mais seguro.

PADRÕES DE PROJETO

Com todo o poder de desenvolvimento e simplicidade que o Java possibilita, tornou-se fundamental o uso de Padrões de Projetos (Design Patterns). Eles são definidos como soluções já testadas para problemas recorrentes. Seu uso torna o desenvolvimento de um sistema mais rápido e mais barato. Exemplos de padrões de projeto são: Adapter, Facade, Singleton, Factory e muitos outros que podem ser facilmente encontrados na internet e em muitos livros publicados.

Os padrões de projeto não são tão importantes apenas por causa do Java, mas devido às necessidades do mercado que exigem a cada dia sistemas mais robustos, baratos e em menor tempo. Diversas empresas também estão adotando processos definidos de engenharia de software para desenvolvimentos mais confiáveis e conseqüentemente mais padronizados.

Outra vantagem dos padrões de projeto é tornar a comunicação entre projetistas mais eficiente. Profissionais de software podem imediatamente visualizar o projeto de alto nível em suas mentes quando eles sabem o nome do padrão utilizado para resolver um problema particular quando se discute o projeto do sistema.

O Java se destacou muito bem neste novo mercado exigente e dinâmico. Ele traz diversos padrões de projetos prontos para serem usados em suas bibliotecas e possui diversos frameworks para desenvolvimento de sistemas como o Spring, EJB, Struts, MVC, Hibernate e muitos outros. Todos largamente aceitos na comunidade.





FONTE: http://www.sigga.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário