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7 erros comuns que você deve evitar em seu blog corporativo
blogs vão ao ar, geralmente com pressa, eles não trazem o resultado esperado. Infelizmente blogs não são sites mágicos que irão ajudar sua empresa de um dia para o outro.
As razões para um blog não trazer resultados são vário e para evitar que isso aconteça com você, aqui estão alguns dos erros mais comuns cometidos por blogs corporativos para que você saiba identificá-los e evitá-los:
1. Não traçar uma estratégia
Essa é uma regra geral que vale para quase tudo no mundo dos negócio e, obviamente, também se aplica ao seu blog corporativo. Se você acha que dá para lançar um blog e seguir a famosa tática do “vamos ver no que dá”, prepare-se para ter uma grande decepção.
Sua estratégia de marketing de conteúdo precisa ter no mínimo um objetivo definido, um plano de ação e um plano editorial. Com certeza algo irá mudar no meio do caminho, mas é importante ter uma direção a se seguir desde o início, para não acabar andando em círculos.
2. Não manter uma frequência de postagem
O ministério da saúde adverte: blog parado dengue. Ou algo parecido. Esse é talvez o maior pecado cometido pela empresas em seus blogs corporativos, que são criados em algum momento de empolgação mas são rapidamente abandonados por darem mais trabalho que o esperado.
É melhor você não ter blog nenhum do que possuir um blog que não é atualizado há anos, pois isso depõe contra sua empresa. Não é necessário colocar conteúdo novo todo dia, mas pelo menos uma vez por semana é essencial.
3. Ignorar as mídias sociais
Não transforme seu blog em uma ilha, pois ninguém possui o mapa de como chegar lá. Use e abuse (com moderação) das redes sociais, pois elas são uma das melhores maneiras de divulgar o conteúdo que você criou e trazer o público para seu blog. Além disso, é nas redes sociais que você irá interagir e gerar engajamento com seus leitores.
Por isso sempre que postar alguma novidade compartilhe no Twitter e publique na sua página do Facebook. Coloque botões de compartilhamento no layout de seu blog para que os leitores possam fazê-lo sem atrito. Tudo isso irá aumentar significativamente sua audiência.
4. Falar somente da empresa e seus produtos
Eu sei que você provavelmente está orgulhoso com sua empresa e com seus produtos e quer mostrá-los para todo mundo em todos os canais possíveis, mas aqui vai uma dica importante: resista a tentação! Se você transformar seu blog em uma central de press releases você não estará gerando nenhum valor para seu leitor e ninguém irá lê-lo.
O objetivo de um bom blog corporativo é trazer novos conhecimentos que sejam interessantes para seu público para, aos poucos, gerar um relacionamento deste com sua marca. Por isso foque em gerar conteúdos interessante e/ou divertidos e não olhe somente para o próprio umbigo, ninguém gosta disso.
5. Desconhecer seu público
Todo bom escritor sabe que a melhor maneira de se criar um texto de sucesso é se colocando no papel do leitor e essa regra vale também para os blogs corporativos. Se você não souber com quem está conversando, como saberá sobre o que falar e que linguagem usar?
Geralmente o público-alvo do seu blog será o mesmo da sua empresa, mas para conseguir entregar um conteúdo realmente engajante você terá que se aprofundar ainda mais na personalidade desse público e entender o que ele busca, como se comunica e o que lhe interessa.
6. Esquecer do lado técnico
Isso pode parecer chato para a maioria das pessoas, mas é muito importante: a plataforma que você escolher para seu blog deve estar otimizada para que seus visitantes tenham uma boa experiência e para que seu conteúdo seja encontrando mais facilmente. Seu blog não pode estar cheio de problemas, que irão irritar seu leitor, deve estar otimizado para SEO, com coleta de dados e com um layout bacana.
Se você não possui alguém para cuidar da parte técnica, então o melhor é apelar para algum serviço como o WordPress.com, Tumblr ou Blogger, que já são otimizados e não dão trabalho.
7. Impaciência
O investimento em marketing de conteúdo não é igual o investimento em publicidade, ou seja, os resultados demoram para aparecer, mas quando aparecem são sólidos e duradouros. Se tornar uma referência de conteúdo em seu mercado é algo que dá trabalho e toma tempo, mas quando isso acontece a percepção de sua marca se torna positiva e sua presença no mercado também.
Por isso tenha paciência, pequeno gafanhoto, pois uma estratégia de marketing bem planejada e implementada tem o potencial de trazer bons frutos no futuro.
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Fonte: Rock Content
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